Contato WhatsappPowered by Rock Convert

Se você é empresário, certamente tem uma rotina de trabalho que vai além do período que passa em sua empresa, não é mesmo? É por isso que entender como acessar o servidor de maneira remota é tão importante.

Desse modo, você poderá ter acesso aos dados e sistema da empresa quando estiver trabalhando em casa, em uma viagem de negócios ou em qualquer outro local, desde que haja acesso à internet.

Mas, como fazer o acesso remoto? O que ele significa de fato? Fazer isso não é perigoso? Todas essas dúvidas serão esclarecidas nos tópicos a seguir.

O que é acesso remoto?

O acesso remoto é uma prática que, por meio do uso de determinados programas, permite acessar um determinado computador em outras máquinas.

Com esse sistema, você é possível acessar arquivos, softwares, dados e outras informações que estiverem disponíveis na máquina da empresa em qualquer outro local.

Como o acesso remoto funciona?

A forma mais simples de acessar um computador remotamente é por meio de uma Rede Privada Virtual – VPN. Trata-se de uma ligação direta entre o computador que será acessado e o dispositivo que exibirá suas informações, que pode ser outro computador, um tablet, um smartphone, etc.

A criação de uma VPN pode ser feita por duas maneiras, com um protocolo SSL ou utilizando um software próprio para isso. Existem diversos programas gratuitos e seguros que permitem a criação de uma VPN.

Banner meioPowered by Rock Convert

O que fazer para acessar servidor fora da empresa?

Conforme dito, são diversos os programas que podem ser utilizados para criar uma VPN e fazer o acesso remoto dos computadores da empresa. Entre os programas mais conhecidos para essa função estão o TeamViewer, o Logmein, o Chrome RDP e o Microsoft Windows Remote Desktop.

Alguns desses programas, como o Chrome RDP, são totalmente gratuitos, já outros, como o TeamViewer, são pagos, oferecendo, em contrapartida, mais possibilidades de serviços e interação da VPN.

O acesso remoto também pode ser feito sem o uso de programas, em sistemas como as versões mais recentes do Windows. Para isso, é necessário seguir o passo a passo a seguir:

  • acesse as configurações avançadas do sistema;
  • clique no botão “alterar configurações”;
  • na sequência, clique em “propriedades do sistema”;
  • depois, clique na aba em que está escrito “remoto”;
  • selecione a opção “permitir conexões de assistência remota para este computador”;
  • marque a opção “permitir conexões somente de computadores que estejam executando a Área de Trabalho Remota com Autenticação de Nível da Rede”.

O passo a passo da configuração do computador para receber o acesso remoto e para disponibilizar informações para outra máquina requer, ainda, configurações no modem, uso de DyDNS e outros fatores. Por isso, convém a consulta com um profissional de TI que faça uma análise detida de cada caso e encontre a solução mais eficiente.

Que cuidados devem ser tomados?

O único cuidado a ser tomado para acessar computadores remotamente é utilizar programas confiáveis para esse trabalho. Outro ponto importante é, no caso do uso de computadores públicos, certificar-se de que o processo foi encerrado após o término.

A ETH TI, entre outras funcionalidades, conta com o serviço de acesso remoto, oferecendo também essa opção para seus clientes.

Esse conteúdo foi útil para você? Que tal continuar recebendo informações relevantes como essa em seu e-mail? Para isso, basta que você assine nossa newsletter!