Descobrir o que é GPO (Group Policy) e sua importância na gestão do sistema operacional de uma empresa permitirá que você compreenda porque esse recurso pode otimizar os processos do seu negócio e, com isso, economizar tempo, dinheiro e ser mais ágil na busca por soluções.

Hoje, a tecnologia já é preponderante em qualquer empreendimento que queira se manter atualizado e à frente nas melhores práticas. Se esse é o caso do seu negócio, continue lendo e aprenda com as informações a seguir!

O que é uma GPO?

Uma GPO é uma política de grupo que determina o conjunto de configurações e diretrizes para alterações simultâneas nas operações informatizadas de uma empresa, de forma que as tornem mais práticas e ágeis.

Um bom exemplo é uma rede intranet, na qual é preciso gerenciar os acessos e a utilização das funções disponíveis. Outra possibilidade seria no controle de uma rede de impressoras, que poderia demandar bastante tempo na gestão, caso fosse feita a mão, uma por uma, por um especialista.

Por que é interessante implantar uma GPO na empresa?

Bom, agora que você já entende o que é GPO deve estar se perguntando por que seria interessante implantá-la em seu negócio, certo? Pois bem, no tópico anterior apresentamos algumas razões, mas, a seguir, vamos destacar outras vantagens com maior clareza:

  • melhora o gerenciamento: seja no monitoramento e utilização das impressoras, seja na disponibilização de funções aos usuários da plataforma, a GPO facilita todo o processo de forma centralizada;
  • aumenta o controle: alguns usuários que não fazem mais parte daquele sistema podem ser identificados e deletados para não sobrecarregá-lo. Além disso, as atividades podem ser monitoradas;
  • melhora a comunicação: com bastante praticidade, é fácil se comunicar com todos os usuários por meio do envio de mensagens de logins ou diretamente em suas caixas de entrada.

Vale lembrar que esses exemplos não se aplicam somente a uma intranet. Afinal, as GPOs são utilizadas também na gestão de sites, domínio, e sistemas operacionais de uma forma geral.

Quais são os tipos de GPO indispensáveis?

Dentre as várias formas de se beneficiar de uma GPO existem aquelas que são indispensáveis para o melhor aproveitamento desse recurso em sua empresa, como:

  • padronização da plataforma: você pode configurar a GPO para que alguns de seus recursos sejam personalizados pelo usuário, facilitando sua utilização. A mudança do papel de parede, seria um exemplo disso;
  • exclusão de usuários antigos: conforme dito, é importante que você tenha atenção a isso para não sobrecarregar o sistema e conseguir, de fato, ter uma boa gestão;
  • manutenção dos recursos disponíveis: os recursos disponíveis não precisam ser sempre os mesmos, e você pode fazer ajustes ao longo do tempo a fim de otimizar a utilização da GPO.

Não são poucas as facilidades que a GPO oferece na gestão dos negócios. Quando o assunto são operações informacionais as políticas de grupo ajudam muito no desenvolvimento de diversos empreendimentos. Agora que você tem as informações corretas sobre o assunto, dê um passo à frente e realize as mudanças necessárias.

Se gostou de descobrir o que é GPO e sua importância, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre TI.