Você sabia que investir em segurança da informação é uma ótima decisão para o futuro dos seus negócios? Essa prática de TI ajuda a manter os processos de troca de informações atualizados, evitando o vazamento indevido de dados sensíveis da empresa. Uma das recomendações básicas dessa estratégia é fazer o armazenamento em nuvem.

A computação em nuvem, ou cloud computing, é a tecnologia que permite a transferência, o gerenciamento e o armazenamento de dados. Tudo isso sem utilizar infraestrutura física, pois baseia-se nos Protocolos de Internet (IP). Portanto, utiliza a nuvem e suas redes já existentes para realizar dezenas de tarefas.

Deseja saber mais sobre o armazenamento em nuvem e quais as vantagens para sua empresa? Então, continue a leitura do nosso artigo e veja mais sobre o assunto!

Por que escolher o armazenamento em nuvem?

A segurança das informações é um dos principais desafios da área de TI.

Boas práticas da segurança de dados devem ser aplicadas em toda extensão dos processos da empresa, assim como outras medidas: controle de acesso; rotina de atualizações e backup; proteção por antivírus e antispam etc.

Todas essas atitudes beneficiam a empresa diretamente na prevenção a ataques ramsonware e exposição de dados, além de oferecerem ferramentas que auxiliam na administração. Porém, existem outros benefícios. Veja mais abaixo!

1. Acessibilidade

O acesso fácil é um dos motivos de muitos gestores optarem pelo armazenamento em nuvem.

Por precisarem somente da Internet e de um dispositivo de acesso, como computador ou smartphone, as informações mais importantes podem ser visualizadas a qualquer instante. Essa facilidade permite agilizar demandas diárias e manter a equipe toda atualizada.

2. Otimização de processos

Por esse mesmo motivo — o fácil compartilhamento de informações — é que o armazenamento em nuvem também otimiza processos da empresa. Com o serviço de sincronização automática, algumas demandas manuais não serão mais necessárias. Além disso, agiliza a gestão de informações.

3. Mais produtividade

Existem vários modelos de serviços de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado. Muitos deles oferecem ferramentas que se integram a outros sistemas, o que permite agilizar as tarefas dos colaboradores.

Ao otimizar processos manuais e agilizar tarefas rotineiras, o aumento da produtividade das equipes é perceptível.

A facilidade de compartilhamento de informações também auxilia nesse momento, pois, mesmo em cidades diferentes, equipes que precisam desenvolver um projeto podem trocar dados e arquivos de maneira ágil e segura.

4. Mais espaço

O backup em nuvem substitui uma série de equipamentos físicos que são muito utilizados como primeira opção, como: pendrives; HD portátil; CDs regraváveis; cartões de memória etc. Além disso, os hardwares mais robustos da infraestrutura de TI poderão ser dispensados, permitindo otimização de espaço físico da empresa.

5. Redução de custos

Muitos serviços de armazenamento em nuvem são gratuitos, possibilitando uma adaptação suave e prática nesse momento de troca de tecnologia. Isso por si só já reduz custos, além dos demais pontos citados que também impactam indiretamente a otimização dos recursos.

Por diminuir o uso de equipamentos e hardwares, evita gastos com manutenção e reparos.

Os dispositivos não mais necessários podem ser revendidos ou reutilizados em outros departamentos da empresa. Essa distribuição de recursos ajuda a manter atualizados setores administrativos da companhia, nos quais, tradicionalmente, o uso de papel e arquivos físicos é grande.

Para evitar erros na segurança de dados, é fundamental adotar medidas protetivas, como sincronização e backup automáticos no armazenamento em nuvem, alcançando, ainda, uma série de vantagens para a empresa, como a prevenção de ataques cibernéticos, roubo de dados e otimização de processos.

Para continuar tendo acesso a informações relevantes e profissionais, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram!