A produtividade e a qualidade das entregas do setor de TI dependem muito da forma como ele trabalha. Recentemente, foi possível perceber alguns movimentos bastante interessantes nesse sentido, sendo um deles a metodologia ágil.

A metodologia tradicional da área de TI tem um ritmo bastante lento para as expectativas de dinamismo da atualidade. Afinal, envolve processos como análise de requisitos, esboço de arquitetura, implementação e testes, e que cada um requer um tempo de dedicação.

A introdução da metodologia ágil transformou esse cenário. Com ela, é possível passar a trabalhar de maneira muito mais dinâmica, graças à consolidação de entregas incrementais. 

Conheça a seguir os 5 passos essenciais para implementar a metodologia ágil em sua empresa.

1. Defina a visão do projeto

Por ter um ritmo diferente do tradicional, a metodologia ágil exige um entendimento aprofundado da visão do projeto para todos os envolvidos. É o norte que servirá para facilitar nas decisões estratégicas que serão tomadas ao longo do processo.

Estes são alguns dos pontos que devem ser definidos: o público-alvo do produto, a utilidade dele, a categoria em que ele se encaixa e o que ele terá de diferencial.

2. Foque na satisfação do cliente

A gestão de TI pode se beneficiar muito da implementação da metodologia ágil no quesito da satisfação do cliente. Então, esse deve ser um dos principais focos de atenção durante a condução do trabalho.

A metodologia ágil envolve a criação de mais oportunidades de gerar valor ao cliente ao longo de um projeto. Para que seja possível fazer isso, tenha em mente o que é esperado pelo cliente.

3. Mantenha um ritmo constante

Trabalhar com metodologia ágil não envolve necessariamente mais velocidade, e sim mais instâncias de entregas ao seu cliente na forma de atualizações incrementais.

No entanto, isso requer a capacidade de sua equipe de fornecer essas atualizações constantes nos projetos. Somente assim será possível aproveitar os benefícios da metodologia ágil.

4. Avalie possíveis fatores limitantes

Por representar uma mudança bastante radical nos processos de TI, a metodologia ágil somente pode ser implementada se todos os fatores limitantes dela forem eliminados ou minimizados.

Para que isso não seja um problema, avalie os seus processos e introduza o conceito de metodologia ágil a todos os membros da sua equipe para que consigam enxergar possíveis barreiras.

5. Reduza esforços que não agregam valor

Como a metodologia ágil se fundamenta em entregas objetivas, quaisquer esforços desnecessários devem ser descartados. Afinal, eles podem comprometer o timing das suas entregas.

É por isso que a avaliação dos objetivos dos projetos deve ser bem aprofundada em conjunto com o seu entendimento sobre as expectativas do cliente. Assim, é possível visualizar o que será uma entrega ideal.

Tudo pronto para tornar a metodologia ágil uma realidade em sua empresa? Cada vez mais empresas estão implementando essa ideia, então, não hesite demais, senão o seu negócio tende a ficar para trás no segmento. Comece desde já para aproveitar os benefícios dessa mudança.

Quer continuar por dentro de mais ideias estratégicas para alavancar a produtividade do seu setor de TI? Cadastre o seu e-mail para começar a receber as nossas novidades em sua caixa de entrada!