O surgimento das redes sem fio provocou uma grande revolução na forma como as pessoas se comunicam, compram, consomem conteúdo e trabalham. Um projeto wifi torna a rotina de uma empresa mais dinâmica, afinal, permite que os colaboradores se descolem de suas cadeiras e mesas e tenham liberdade de acesso à rede em qualquer local da empresa.

Apesar de a praticidade ser a mesma, os projetos de wifi doméstico e corporativo são bem diferentes. Enquanto um é simples e pode ser implementado em menos de uma hora, o outro necessita de planejamento para que atenda toda a demanda da empresa e garanta a segurança dos dados corporativos.

O projeto de wifi corporativo requer investimento e, como na maioria das vezes o TI não faz parte do núcleo do negócio, alguns gestores e empreendedores acabam não dando prioridade a ele.

Quer entender melhor os benefícios e as vantagens dessa solução? Continue a leitura!

Por que é importante ter um projeto wifi?

1. Economiza recursos e espaço físico

Alguns gestores de empresas, que ainda têm infraestrutura e rede cabeada consolidada, acabam postergando a modernização da rede por focarem exclusivamente no núcleo do negócio.

Com a falsa sensação de estarem economizando, eles esquecem de mensurar os custos a longo prazo para manter uma estrutura física com cabos extensos, hubs e suportes para mantê-los fixados e “escondidos”. O rompimento de um cabo ou a queima de um roteador pode parar a rede toda, gerando uma reação em cadeia.

Um projeto wifi não necessita de muitas mudanças estruturais para ser implementado, o que facilita a escalabilidade e a realocação das estações de trabalho. Além disso, em caso de falha num determinado ponto, os outros não são afetados.

2. Ganha mobilidade

A rede wifi deixa os colaboradores com mais liberdade de locomoção e menos presos às suas mesa. Essa diferença aumenta a produtividade e estimula o trabalho colaborativo de forma espontânea, aumentando a integração da equipe.

3. Escala sem desperdício de recursos

Em uma rede cabeada convencional, cada expansão exige uma série de procedimentos e mudanças estruturais. É necessário mais cabos e instalações físicas e, consequentemente, mais gastos com a manutenção de equipamentos.

Com uma rede wifi, essa expansão se torna bem mais simples, já que, com um ponto de acesso, você atende vários usuários sem a necessidade de gastos adicionais.

4. Satisfaz os consumidores

Um bom projeto de wifi é aquele que leva em conta o bem estar de colaboradores, de visitantes e de clientes, sem comprometer, é claro, a segurança. Assim, ao receber parceiros de negócios, eles vão poder acessar e-mails, entrar em seus sistemas na nuvem e fazer outros procedimentos sem ter que esperar por um ponto físico.

Os clientes também ficam satisfeitos em contar com uma rede gratuita e de qualidade. Não se esqueça de separar bem os acesso da rede interna e dos visitantes, ok?

As pequenas e médias empresas também devem contar com ele?

Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma boa infraestrutura de TI e, por consequência, um bom projeto wifi, não é privilégio de grandes empresas. Empresas de pequeno e médio porte também podem contar com uma gestão especializada de TI sem a necessidade de investir em mão de obra e treinamento. Para isso, basta contratar uma empresa e terceirizá-lo.

São vários os benefícios de contar contar com uma parceria especializada e focada exclusivamente em sua infraestrutura. Você pode usufruir de uma rede wifi bem projetada e de suporte profissional com um custo fixo mensal, o que facilita o seu planejamento financeiro. Além disso, sua equipe fica livre para focar o trabalho no núcleo do negócio.

Percebeu como um projeto wifi pode alavancar o crescimento de sua empresa? Além de gastar menos, você ganha produtividade e segurança, além de receber visitantes e clientes com mais conforto.

Gostou deste post? Então, continue aprendendo sobre modernização de infraestrutura de TI e conheça 5 ótimas dicas para otimizar a virtualização de servidores!