Imagine que você tenha duas opções: instalar um antivírus somente uma vez e desfrutar dos seus benefícios ou instalar o mesmo programa duas vezes para que a segunda tentativa corrija os danos causados pela primeira. 

Ao instalar uma versão pirata de software, você submete o seu computador a diversos tipos de riscos, como programas maliciosos embutidos no arquivo e torna a sua máquina vulnerável a diferentes modalidades de ciberataques. E isso vale para softwares em geral, não somente para os antivírus.

Licenças de software concedem o direito de uso de uma aplicação a um usuário, o que traz diversos benefícios. Vamos conhecer alguns deles. Continue a leitura!

Suporte técnico

Em primeiro lugar, software pirata não garante nenhum acompanhamento. E procurar respostas para o mau funcionamento da sua versão ilegal na internet pode levá-lo a páginas que forçarão a instalação de “soluções” recheadas de spywares — programas maliciosos que tentam coletar os seus dados.

Assim, contar com uma opção pirata para gerenciar os computadores pode ser fatal para o seu negócio. Sem o suporte adequado fornecido pelas desenvolvedores dos softwares originais, a empresa vai precisar lidar com o prejuízo.

Atualização constante

Utilizar um software de ponta é bom, mas contar com aprimoramentos periódicos é melhor ainda. Ao investir em uma licença, sua empresa vai poder se beneficiar de todas as medidas de aperfeiçoamento geradas pelo fabricante.

Erros serão corrigidos na manutenção e inovações serão adotadas, tornando os programas cada vez mais completos. No caso de antivírus pagos, as atualizações servirão para fortalecer a defesa contra novas ameaças à sua rede.

Adequação à legislação

Já é perigoso utilizar um programa ilegal em casa, instalado em apenas um computador. Utilizá-lo em todas as máquinas de uma empresa, então, vai torná-la bem mais vulnerável aos danos financeiros que decorrem das multas.

O uso de softwares não licenciados pode resultar em multas de até três mil vezes o valor da licença copiada e até dois anos de prisão, de acordo com os códigos civil e penal brasileiros. Desse modo, a economia imediata gerada pela utilização de uma solução ilegal pode se tornar um prejuízo insustentável em pouco tempo.

Parceiros de negócio ainda serão desestimulados a continuar trabalhando com empresas multadas pelo uso de programas piratas. O dano, além do prejuízo financeiro, ainda corrói a reputação da companhia.

Segurança das informações

Em uma era em que a tecnologia se tornou protagonista em qualquer tipo de negócio, a segurança dos dados é uma prioridade. Muitos usuários de softwares não licenciados instalam funcionalidades dedicadas a conseguir os benefícios de uma licença original e acabam sofrendo ciberataques e invasões. Esses ataques podem ocasionar a perda de informações cruciais para a organização. Criminosos podem, também, obter acesso aos dados financeiros dos clientes.

Trabalhar com programas originais é uma boa medida para evitar esses transtornos. Desenvolvedores sabem que sua reputação está em jogo, então trabalham sério para que seus produtos ofereçam defesas potentes contra diversos tipos de ameaças.

Como vimos no artigo, utilizar versões não licenciadas pode acarretar até na queda de produtividade da empresa, uma vez que os colaboradores estarão trabalhando com softwares sempre sujeitos a falhas, com grande possibilidade de danos aos computadores.

As próprias fabricantes desenvolvem meios de desabilitar o uso ilegal dos programas, então a utilização de opções piratas pode ser interrompida a qualquer momento, comprometendo todo o seu negócio. Dessa forma, a aquisição de softwares originais é fundamental para garantir estabilidade e aperfeiçoamento constante.

Gostou do post? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!