Contato WhatsappPowered by Rock Convert

Descobriu-se que a função WPS do roteador pode ser uma fonte de vulnerabilidade. Nesse cenário, o uso de ataques baseados em técnicas de “brute force” é capaz de quebrar sua segurança e de obter sua senha e dados de configuração.

Isso significa que sua empresa pode estar sofrendo um grande risco, uma vez que essa tecnologia é empregada em boa parte dos equipamentos de rede domésticos e corporativos.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o que é e qual a função do WPS, além de entregar um pequeno guia para que você possa desabilitar essa função em seus equipamentos, evitando maiores problemas. Continue conosco.

O que é o WPS e como ele funciona?

De uma forma simples, o WPS, Wi-Fi Protected Setup, é uma configuração automática que permite o acesso de usuários à rede, muitas vezes, sem a necessidade de utilizar uma senha, facilitando a criação de uma rede wireless.

Por meio dessa tecnologia, basta inserir um nome e uma senha para a rede e ela será criada pelo aparelho, ou ainda, pode-se também deixar o acesso livre.

Banner meioPowered by Rock Convert

O problema é que estudos realizados pelas empresas de segurança da informação demonstraram que existem falhas no projeto e que é possível verificar quando parte da senha de acesso ao equipamento está correta, facilitando ataques que utilizam força bruta.

Como evitar esse problema?

Como já foi dito, muitos roteadores são configurados dessa maneira para minimizar o tempo necessário para a criação de uma rede, uma vez que o assistente de criação é capaz de deixar tudo pronto.

Contudo, caso você queira evitar que sua empresa seja alvo de ataques e acabe tendo informações roubadas ou até mesmo sua rede redefinida pelos criminosos, é interessante seguir este passo a passo para desabilitar essa função:

  • acesse a interface do equipamento: para isso, é preciso digitar o IP do roteador em um navegador, sendo que ele deve estar conectado na mesma rede;
  • logue no aparelho: para ter acesso às configurações, é preciso fornecer credenciais, geralmente, elas não são alteradas, podendo utilizar o username e password como “admin”. Não sendo esse o caso, entre em contato com o fabricante ou com quem realizou a instalação;
  • acesse as configurações: os menus podem variar de acordo com a marca de seu roteador, porém, a configuração de WPS estará localizada no “Setup”, dentro das informações de wireless;
  • desabilite o WPS: em algum ponto você encontrará uma radio button com os dizeres “Use WPS” marcado como “Yes”, apenas troque para “No”, mas sem alterar qualquer outra configuração;
  • recrie a rede: depois disso duas opções serão inseridas, “SSID” e “Authentication Type”, na primeira você deverá inserir o novo nome da rede, já a segunda é para criar uma nova senha de acesso;
  • salve e finalize: depois disso, basta rolar a página até o final e salvar as alterações.

Para ter certeza de que tudo funcionou corretamente, basta verificar as redes wi-fi disponíveis e identificar a nova rede criada entre elas. Mesmo sendo algo muito simples, a configuração WPS do roteador pode trazer problemas para sua empresa. Por conta disso, a melhor opção é sempre desabilitá-la.

Gostou das informações que trouxemos para você? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a também se protegerem!