Contato WhatsappPowered by Rock Convert

A evolução constante da tecnologia tem desencadeado grandes mudanças nas corporações e nos hábitos das pessoas. As máquinas e os aparelhos digitais estão sendo cada vez mais utilizados no mundo dos negócios.

Diante disso, a transformação digital nas empresas vem ganhando cada vez mais espaço como uma forma de aumentar o desempenho e os ganhos nos negócios e ampliar a sua atuação. Muitos estudiosos apostam que ela é a próxima revolução industrial causando impactos no mercado.

Neste artigo você vai entender quais são os efeitos da transformação digital nas empresas de TI e como lidar com ela para obter vantagens e sair à frente da concorrência. Confira!

O que é a transformação digital?

A transformação digital consiste no uso de meios tecnológicos com o intuito de melhorar a performance da empresa e aumentar os lucros e os resultados.

Dessa maneira, o investimento em tecnologia é considerado o principal agente transformador de uma empresa, que interfere diretamente nas suas estruturas e tem a capacidade de mudar diversos ramos como marketing, vendas, bancos, saúde, varejo etc.

Quais são os impactos da transformação digital no setor de TI?

As mudanças digitais causaram influências nos hábitos das pessoas, incluindo o consumo. Tarefas simples foram otimizadas e estão a alguns cliques das nossas mãos, como assistir a filmes e programas, fazer compras, estudar, ir ao banco etc.

Banner meioPowered by Rock Convert

Atentas a esse novo fenômeno, as empresas precisam estudar essa nova forma de consumo e estar preparadas para atender a esse tipo de consumidor. Trata-se de investir em mecanismos que criem um ambiente disruptivo que consiga acompanhar as transformações digitais que estão acontecendo a pleno vapor em todo momento.

Para entender a importância de as empresas e os profissionais de TI se manterem atualizados e alinhados com as inovações digitais, vamos citar o caso de multinacionais como Kodak, Blockbuster e Sega. Essas grandes empresas, apostas certas do mercado, foram perdendo sua posição porque não deram a devida atenção à transformação digital e não se atualizaram conforme deveriam. Assim, elas foram praticamente engolidas pelas novas tendências do mercado.

Para que essa situação não aconteça, é importante que os empresários e a equipe de gestão de TI e direção fiquem atentos e adotem investimentos em todas as estruturas da empresa, dando prioridade à tecnologia em todos os setores.

Como lidar com a transformação digital?

As mudanças tecnológicas proporcionam vários benefícios às empresas. Confira algumas maneiras que ajudam a promover a integração entre a área de TI e negócios:

A transformação digital nas empresas é uma realidade cada vez mais presente. E o cenário é desafiador: quem não se adaptar a essa nova tendência, corre o risco de perder espaço no mercado e desaparecer. Por isso, fique atento e defina os seus objetivos e práticas de forma que eles estejam alinhados com o mundo tecnológico moderno.

Entendeu a importância da transformação digital nas empresas? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das próximas novidades!