Segurança patrimonial não é mais sinônimo de colocar câmeras nos ambientes físicos. O ambiente virtual é tão importante quanto e também precisa de vigilância. Não saber quem acessou a rede e quais dados foram modificados ou não ter uma política de uso são alguns dos erros na segurança de dados mais comuns nas empresas.
O ambiente corporativo sempre foi um local de troca de informações privilegiadas. No entanto, o fácil acesso a dispositivos móveis com conexão a internet e gravadores de áudio/vídeo torna a troca de dados sigilosos uma prática corriqueira e difícil de controlar se medidas apropriadas não forem aplicadas.
Deseja saber quais erros não cometer na hora de garantir a segurança dos dados empresariais? Então continue a leitura deste artigo!
Pensar que vazamento de informação é uma preocupação “doméstica”
Você é uma daquelas pessoas que, quando lê notícias sobre vazamento de informações acontecendo com usuários do Uber e do Facebook, por exemplo, acha que sua empresa não tem nada a ver com isso, pois esses usuários são “pessoas físicas”? Então saiba que pensar assim é uma brecha que gera dores de cabeça.
Sem uma política de segurança eficiente, é muito fácil correrem cenários em que seus colaboradores acessam redes sociais e outros aplicativos com a rede da empresa. Além disso, se sua empresa não está preparada, programas podem ser compartilhados e deixar rastros que hackers aproveitam indevidamente.
Não ter controle de acesso
A falta de controle de acesso nos dispositivos eletrônicos é um dos erros mais cometidos nas empresas. É difícil pensar que algum usuário da rede — um colaborador — vá usar indevidamente os dispositivos, mas existem táticas de invasão, como o phishing, que utilizam o acesso de usuários para explorar falhas do sistema.
Não praticar uma rotina de backup
Parece básico realizar o backup de informações, mas muitos gestores só se lembram disso na hora que precisam de algum arquivo e ele não está mais lá. Uma rotina eficiente de backup evita problemas de recuperação de dados nos momentos de imprevistos, como queda de energia, acidente natural ou ainda um bloqueio por ransomware.
Ressaltamos que o backup local é a escolha da maioria para realizar sua rotina, mas essa prática ainda corre riscos de perda de dados devido ao roubos dos equipamentos. Uma estratégia inteligente é a realização do armazenamento em nuvem, que garante o acesso remoto e a segurança dos seus arquivos. Cabe lembrar que o servidor de nuvem deve ser escolhido em acordo com os níveis de segurança apropriados para o seu backup.
Adiar a atualização dos sistemas
Muitas pessoas têm o costume de deixar a atualização de sistemas para depois, seja porque não querem pagar assinatura ou porque preferem fazer outra atividade no momento. O update dos programas é uma tarefa essencial na segurança de informações. O caso mais recente que exemplifica bem isso é o WannaCry, em que foi paralisada a movimentação eletrônica de muitas organizações governamentais ao redor do mundo.
A utilização de programas pirateados também coloca em risco as empresas, pois eles não podem ser atualizados, abrindo brechas para exploração de falhas, como já mencionamos anteriormente.
Dispensar parcerias de negócio
Entre os gestores, é muito comum o pensamento de que TI é um gasto. É necessário repensar sobre a função que a tecnologia desempenha para o cotidiano e entender que as inovações fazem parte do presente. Muitos pensam assim porque julgam seu negócio pequeno demais para contratar profissionais da área.
Investir na segurança da informação é muito importante para todos os tamanhos de empresas, mas ainda assim há casos em que a contratação de funcionários para um novo setor é inviável. Saiba que é possível contar com empresas especializadas no assunto e que implementam o melhor plano de segurança de dados para o seu negócio.
É muito comum que pequenas e médias empresas cometam erros na segurança de dados justamente pela falta de pessoal especializado para gerenciar os recursos de TI. É necessário entender a importância das tecnologias para a companhia e investir apropriadamente no setor, seja contratando empresas especializadas ou disponibilizando profissionais dentro da organização.
Agora que você já sabe quais erros na segurança de dados não cometer, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos sobre tecnologia!