Todo equipamento tecnológico tem um tempo de vida útil e o mesmo acontece com os HDs do seu computador. Estar atento aos sinais que ele apresenta e manter cópias dos dados são ações importantes para proteger-se de perdas. Mas, afinal, quanto tempo dura um disco rígido?

Entenda melhor esse prazo e as opções que existem no mercado para garantir a sua ideal utilização.

O que são discos rígidos e para que servem?

O disco rígido, ou HD, como é mais conhecido, é um componente que fica dentro do seu computador ou notebook. Ele é responsável pelo armazenamento de arquivos e programas.

Além disso, os HDs também influenciam a performance dos equipamentos, pois eles é que determinam o tempo de carregamento dos dados, a gravação e a abertura dos arquivos.

O seu tempo de vida útil gira em torno de 4 anos. Estudos realizados pela empresa Blackblaze indicaram que 80% dos equipamentos chegam a esse período de utilização e acreditam que 50% possam chegar aos 6 anos.

Quais os sinais desse desgaste?

Antes de parar definitivamente, os discos rígidos apresentam algumas falhas e sinais que podem ser identificados. Entre eles:

  • dados corrompidos repentinamente: se os arquivos de seu computador têm apresentado esse tipo de falha com frequência, é bom ficar atento, costuma ser o primeiro sinal de problemas;
  • travamento constante: outro indicador comum em HDs danificados é o comportamento lento e travamento repetidas vezes, mesmo quando não há muitos arquivos em processamento;
  • barulhos estranhos: o normal é que o computador não apresente muitos ruídos, mas se observar que o seu está fazendo barulhos diferentes dos habituais, é preciso verificar a razão. É bem provável que seja o disco.

HD ou SSD?

Quando se avalia a utilização dos discos de armazenamento, é comum surgirem as dúvidas entre o HD (disco rígido) e o SSD (disco sólido). Então, afinal, quais as principais diferenças entre os dois e quando optar por cada um?

HD

Os discos rígidos são de tecnologia mais antiga, da década de 1950, tendo se desenvolvido ao longo dos anos até, em 1980, chegar no formato que conhecemos hoje. Porém, ainda são os componentes mais utilizados.

São suas vantagens principais:

  • menor custo: é possível encontrar HDs com valores mais acessíveis;
  • maior capacidade de armazenamento: podem ser encontrados com capacidades acima de 1 TB e, por isso, são ideais para realização de backups, por exemplo.

Desvantagens:

  • maior tempo de leitura e gravação: por seu processamento mecânico, o tempo gasto para acessar e alterar os dados é maior em comparação com o SSD;
  • mais frágil: movimentos bruscos podem danificar sua estrutura, que é de discos sobre cabeçote;
  • mais ruídos: é possível ouvir seu processo de leitura.

SSD

A tecnologia dos discos sólidos, ou SSDs, embora criada na década de 1970, só chegou à forma atual nos anos 2000. São menos utilizados que os HDs, mas são considerados seus substitutos.

Entre as principais vantagens desses componentes, pode-se citar:

  • maior velocidade: muito mais rápidos, esses discos podem alcançar até 10.000 MB/s e por isso são excelentes para armazenar os sistemas operacionais;
  • mais resistentes: por não ter discos móveis, os SSDs não sofrem impactos por causa de movimentos, como os HDs;
  • menos ruídos: uma vez que não têm acionamento mecânico, não fazem barulhos.

Entre as desvantagens:

  • mais caro: os preços são mais elevados que o HD convencional;
  • menor armazenamento: mesmo sendo mais caros, os SSDs são encontrados normalmente com capacidades menores, entre 120 e 240 GB;
  • menor vida útil: apesar de mais resistentes, os SSDs têm a vida útil menor que os HDs, em torno de 700 TB de informações.

Ficar atento à vida útil do disco rígido é muito importante para não ser pego de surpresa e acabar perdendo os dados da sua empresa. Mesmo que haja uma média de tempo de utilização, alguns fatores interferem no processamento. Mas o importante é estar atento ao sinais que o HD apresenta de desgaste. Está na hora de trocar? Avalie entre as opções do mercado, HD ou SSD e aproveite os benefícios que cada um oferece de acordo com suas necessidades.

Esse conteúdo foi útil para você? Então deixe seu comentário e nos conte suas opiniões e experiências.