A preferência pelo Outsourcing de TI já é a realidade de várias empresas que buscam por estratégias eficazes e eficientes. Com o avanço da tecnologia, independentemente do porte ou da área de atuação do negócio, ficou cada vez mais necessário recorrer à terceirização de serviços.

A procura de mais velocidade na prestação dos serviços, profissionais competentes e atualizados, faz com que gestores escolham terceirizar diversas atividades da sua área. Desse modo, é mais fácil extinguir os obstáculos operacionais mesmo quando a demanda está mais alta.

Por mais que exista diversas vantagens, a adoção do Outsourcing não está livre de desafios. Por isso, neste post vamos dar dicas de como identificar e superar esses desafios. Continue a leitura e confira!

Barreiras do Outsourcing de TI que precisam ser superadas

Para o TI, o Outsourcing é quando é necessário contratar o serviço de empresas terceirizadas para planejar e executar as políticas de gestão de alguns setores. Assim como cuidar da manutenção e segurança da sua empresa.

Falta de controle de custos

Várias empresas contratam o Outsourcing de TI para reduzir os custos com a manutenção para, dessa forma, conseguir eliminar todo o desperdício. Porém, se a empresa não traçar um bom planejamento, o serviço contratado pode se tornar uma fonte ainda maior de gastos.

Não adianta ter o serviço e não saber utilizá-lo. Para que isso não aconteça, trabalhe lado a lado com sua equipe para identificar e suprir as necessidades do seu negócio.

Parceiros pouco comprometidos com o seu empreendimento

Quando os parceiros não têm compromisso com o trabalho, essa atitude interfere diretamente na qualidade das atividades realizadas. Elas caem completamente e isso dificulta o atingimento de metas.

Por isso, procure criar um SLA bem definido e objetivo. O SLA é um documento que consegue registrar as obrigações do prestador de serviços e é com ele que você consegue garantir que a empresa receba um melhor serviço prestado.

Baixo índice de qualidade dos serviços prestados

Serviços de má qualidade causam um grande problema ao investir no Outsourcing. Por isso, é extremamente necessário que você fique atento e verifique a capacidade da empesa contratada.

Ela deve atender às suas demandas com qualidade, não cometer erros e deve ter um perfil de atendimento alinhado com as normas da corporação contratante. Ao fazer isso, é possível evitar que ocorram conflitos, além de facilitar a criação de um ambiente mais integrado.

Os principais benefícios dessa terceirização

À medida que as organizações vão crescendo, passa a surgir a necessidade de contratar os serviços de uma empresa de Outsourcing. Veja abaixo alguns benefícios para a sua empresa.

Foco no negócio

Com a crescente busca pela inovação, é essencial focar naquilo que é, de fato, primordial para o negócio. Com a terceirização dos serviços, os esforços dos trabalhadores podem ser aproveitados da melhor forma, pois a empresa se torna mais eficiente.

Ao contratar esses serviços, a sua empresa obtém mais flexibilidade e rapidez. Além disso, você pode contar com o suporte de profissionais realmente qualificados para suprir os problemas que podem aparecer.

Aumento e melhora da qualidade do serviço

É preciso estar atento ao contratar especialistas para cuidar da área de TI para que a sua empresa consiga alcançar a excelência esperada do serviço prestado pela terceirizada.

Flexibilidade

Quando o fluxo de trabalho está mais flexível, o seu negócio consegue atender de forma mais ágil todas as demandas das áreas necessárias, assim como aos parceiros, caso os tenha.

Redução dos custos

Como dito anteriormente, o Outsourcing de TI é vantajoso. Com ele, você não precisa ter um setor exclusivo. Com isso, não é preciso se preocupar com a gestão do pessoal, assim você mantém sua atenção na a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa. Tudo isso vai trazer mais economia aos negócios.

Maior produtividade

Umas das maiores vantagens competitivas é saber identificar as atividades que podem ser automatizadas ou aperfeiçoadas com o uso de tecnologia. Tudo isso torna o seu negócio ainda mais eficiente.

Acesso a recursos

É preciso fazer uma boa distribuição dos serviços na sua empresa. Por isso, defina uma rotina de trabalho de forma estratégica para buscar a solução correta para os problemas e melhorar o funcionamento da corporação. Procure estar ciente de tudo o que há de novo e de melhor no mercado.

Redução de riscos

Com o Outsourcing de TI, realizar projetos de tecnologia da informação ficam por conta da empresa contratada. A terceirizada oferece à contratante mais recursos de segurança.

Treinamento da equipe

A estratégia de realizar o treinamento da equipe é fundamental para os negócios. Geralmente, as melhores empresas têm a equipe qualificada por meio de treinamentos e certificações específicas.

A importância de ter um serviço recorrente de prevenção e manutenção

Quando as preocupações com a gestão e a manutenção da infraestrutura são eliminadas, sobra mais tempo para que o seu negócio consiga desenvolver produtos inovadores com maior qualidade.

Cabe à empresa contratada a função de resolver os problemas em tempo hábil para que não atrapalhe o fluxo de trabalho da sua companhia. Além disso, você pode contar com um ambiente de TI mais seguro, atualizado e que funcione 24 horas por dia e em todos os dias da semana.

Procure avaliar o perfil de trabalho do negócio da terceirizada. Procure uma empresa que saiba criar correções, soluções e que realize um ótimo planejamento de rotinas. Depois disso, coloque tudo na ponta do lápis.

Quando fechar negócio com a empresa que prestará os serviços, coloque tudo bem explícito no contrato para que não haja dúvidas quanto à execução das atividades — desde as estratégias até a implementação da segurança.

Ao escolher uma boa prestadora de serviços, a sua empresa vai conseguir fazer bom uso da terceirização de TI. As equipes de técnicos e de suporte vão atuar ao lado de outros setores para melhorar a utilização da infraestrutura, reduzir os problemas e utilizar a tecnologia a favor de todos. Tudo isso vai conspirar para a ampliação da competitividade em um ambiente saudável e inovador.

Agora que você já conhece os benefícios do Outsourcing de TI, já entendeu o quanto a terceirização do setor é uma opção vantajosa e econômica para os negócios. Existem barreiras, mas elas podem ser resolvidas e superadas para que ocorra o bom funcionamento e para que a qualidade dos serviços seja excelente.

E aí, gostou do conteúdo do post? Ficou interessado no assunto? Então entre em contato conosco e venha descobrir, na prática, as vantagens de contratar um serviço terceirizado para a sua empresa.