Contato WhatsappPowered by Rock Convert

Não se pode desconsiderar a importância do backup dos dados em nenhum tipo de organização. Trata-se de uma atividade útil e necessária para o dia a dia da empresa, pois a perda de informações pode prejudicar a continuidade dos seus negócios.

Esse procedimento envolve a proteção de dados, de sistemas e de aplicações. A utilização de rotinas de backup inadequadas para a sua infraestrutura de TI gera gastos excessivos, retrabalho e informações inconsistentes.

Mas você, leitor, já está familiarizado com os principais tipos de backup de banco de dados e com a importância deles para os negócios? Então, confira o post que preparamos para você!

Tipos de backup de dados

Eles podem variar de acordo com tamanho, volume, quantidade de usuários e nível de criticidade dos dados da sua empresa. Basicamente, os tipos principais são: full, diferencial, incremental e progressivo.

Backup full

Trata-se do backup completo. Nesse tipo, os dados são copiados integralmente. A ideia é que a empresa e o funcionário possam ter essas informações sempre disponíveis.

Backup diferencial

Nesse caso, o procedimento servirá para armazenar todos os dados alterados desde o último backup completo. É uma alternativa interessante, pois a recuperação das informações será mais rápida.

Backup incremental

É a cópia de todos os dados modificados desde o último backup, que pode ser full, diferencial ou, até mesmo, incremental. Essa pode ser uma opção conveniente quando não houver tanto espaço de armazenamento disponível.

Backup progressivo

Funciona como um backup incremental que ocorre indefinidamente. Trata-se de uma forma otimizada de recuperação dos dados dos seus sistemas.

Banner meioPowered by Rock Convert

Vantagens do backup de dados

Estes são os principais tipos de backups e, para deixar você ainda mais interessado no assunto, listamos também as três vantagens básicas do backup no banco de dados da sua empresa nos parágrafos abaixo.

Segurança

Independentemente do tamanho da sua empresa, os dados estão sujeitos a incidentes: quedas de energia, ataques via web e sistemas inoperantes. Tudo isso pode gerar perdas irreversíveis de informação.

Diante desse cenário, é relevante dispor de cópias do seu banco de dados, visto que as informações precisam ser armazenadas com segurança. Com o apoio de técnicos especializados, é possível configurar rotinas de backup automáticas e rápidas.

Mobilidade

Hospedar backups de dados na nuvem já é uma realidade para muitas empresas. Trata-se de uma opção interessante, pois viabiliza o acesso aos sistemas da companhia de qualquer local do mundo. Isso é mobilidade!

Armazenar informações na nuvem também gera disponibilidade, basta ter um dispositivo com conexão à internet. Todas essas inovações realçam a importância do backup para as operações da sua empresa.

Redução de custos

Lembre-se que realizar backups dos dados regularmente é uma tarefa primordial, pois é preciso armazenar com segurança as informações da sua empresa.

Com essas cópias de segurança asseguradas, você consegue reduzir os custos operacionais do seu negócio e, com isso, priorizar outras atividades igualmente importantes. Vale lembrar, também, que um incidente nos seus dados pode gerar danos irreversíveis para a sua empresa.

Estes são os principais tópicos quando se fala sobre a importância do backup de dados. Gostou do artigo? Então, deixe um comentário abaixo contando a sua experiência. Sua opinião é sempre bem-vinda!