Você já ouviu falar em Network Attached Storage NAS? O NAS nada mais é do que um servidor conectado à rede. Desse modo, sua função é disponibilizar dados para todos os usuários de uma mesma empresa ou até mesmo residência. O termo, traduzido para o português, significa “armazenamento conectado à rede” e representa uma tendência que ganha cada vez mais força nas área de TI.

Investir em um servidor NAS pode ser uma boa opção para quem busca expandir a infraestrutura de uma organização, já que ele é capaz de armazenar e compartilhar dados por meio da rede local. Assim, ao escolher um modelo adequado de storage NAS, é possível otimizar a disponibilidade de dados e realizar o processo com um bom custo benefício.

Para que você saiba mais sobre esse assunto e entenda como essa funcionalidade pode ser útil,  listamos algumas de suas vantagens. Confira!

Qual é a principal diferença entre NAS, DAS e SAN?

  • O NAS faz com que o armazenamento seja vinculado à rede em que os computadores estão conectados. Trata-se de um sistema que trabalha com a base em protocolos de arquivos.
  • O Direct Attached Storage (DAS), por sua vez, consiste em dispositivos de armazenamento externo que é ligado diretamente aos servidores.
  • Finalmente, o Storage Area Network (SAN) necessita de uma estrutura mais complexa de armazenamento, sendo necessário o uso de switch e cabos de rede para fazer as conexões.

Quais são as vantagens?

1. Custo-benefício

Por não necessitar de muitos equipamentos para funcionar, o NAS é um método que gera um excelente custo-benefício para as empresas.

2. Fácil utilização

O NAS também é de fácil utilização, principalmente no que se refere ao backup de dados. Desse modo, ele pode ser muito útil para esse tipo de serviço. Além disso, facilita a sincronia dos dados da empresa com a nuvem, utilizando de recursos como o Amazon Glacier, o Google Drive e o Dropbox.

3. Centralização dos dados

Os dados da empresa ficarão em um único local. Essa centralização é importante para que as informações sejam encontradas mais facilmente, quando necessário.

4. Fácil acesso por meio de conexão em rede

O acesso ao NAS é semelhante ao processo feito para acessar a nuvem ou seja, pode ser feito em qualquer momento e em qualquer local.

5. Maior disponibilidade de dados

Como o compartilhamento dos dados de uma rede será feito por meio do NAS, que é um servidor dedicado, é bem provável que haja melhora no desempenho de outros servidores utilizados pela empresa.

Quais são os cuidados que devem ser tomados com NAS?

Dentre as dicas mais relevantes, observamos:

É preciso atentar-se para a quantidade de usuários que utilizarão o servidor, por isso, analise o modelo que suporte a demanda da sua empresa.

Preocupe-se também com a segurança da informação, já que acessos não autorizados ao servidor podem colocar em risco dados importantes da empresa. Para evitar que isso aconteça, basta contar com boas soluções de controle de acesso ou criptografia de dados, por exemplo.

Como escolher um servidor de redes NAS ideal?

Na hora de escolher um storage NAS é preciso estar atento a diversas características do servidor, como velocidade e capacidade armazenamento. Porém, embora haja diferença de especificações e preço entre os modelos, é necessário avaliar o custo-benefício de acordo com as necessidades do setor de TI da empresa e o orçamento disponível para o investimento.

Veja a seguir quais são os principais fatores que devem ser analisados para uma boa escolha:

Integração de memórias SSD

Alguns modelos de storage NAS oferecem integração com memórias SSD (Solid-State Drive), que podem ser combinadas com os discos comuns para um melhor desempenho do servidor como um todo.

Apesar de serem mais caras, as memórias SSD são mais rápidas que os discos rígidos comuns, já que não são compostas por partes mecânicas como eles. Dessa forma, elas são uma ótima opção de armazenamento para os dados que são acessados com frequência pelos usuários.

Vale a pena verificar se o modelo que você pretende adquirir suporta a utilização de memórias e se é preciso de um pouco mais de velocidade.

Arranjo de discos na estrutura física

O arranjo de discos RAID (Redundant Array of Independent Disks) também deve ser levado em consideração, já que permite gerenciar os dados de forma mais adequada. Existem diversos tipos de arranjos, que dependem do modelo e podem combinar diversos discos rígidos (HDs) ou memórias SSD para armazenar dados.

Ao escolher um arranjo adequado, tanto a performance quanto a segurança do servidor são otimizadas. Além disso, você evita custos desnecessários para a empresa.

Público-alvo da empresa

Considerar qual é o público-alvo da empresa e qual foi o motivo da compra do servidor. Isso porque o dispositivo deve cumprir com alguns requisitos básicos, de acordo com o seu tipo de uso.

Empresas que precisam de um melhor desempenho do servidor por causa da necessidade de armazenar muitos dados, por exemplo, provavelmente deverão fazer um investimento maior no equipamento.

Um outro cenário também é possível: empresas com servidores conectados a redes menores, com poucos usuários e uma baixa taxa de acesso, ou que não precisam funcionar o dia todo, podem optar por um storage NAS menos potente e mais acessível.

Outro fator que merece atenção é o tipo de aplicações que serão executadas no servidor em questão. Aplicações mais leves como compartilhamento de arquivos e serviços de impressão não exigem tanto do servidor, que no caso não precisa ser tão robusto. O contrário ocorre quando são executadas aplicações pesadas, como grandes bancos de dados.

Agora, você já conhece sobre o Network Attached Storage (NAS) e suas vantagens!  Portanto, analise e verifique se esse método de armazenamento pode ser ou não interessante para a sua empresa. Além disso, caso opte por adquirir um storage NAS, certifique-se de que é o modelo ideal para atender às demandas específicas do seu negócio.

Quer continuar aprendendo sobre soluções de informática para a sua empresa? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todos novidades do blog diretamente em seu e-mail.