Contar com um sinal de wireless corporativo de qualidade é um desafio que praticamente todas as empresas enfrentam nos dias de hoje. Com um aumento no uso de dispositivos sem fio, a qualidade do sinal deve ser uma prioridade.

Contudo, é comum, mesmo em grandes organizações, encontrarmos, na maioria dos casos, infraestruturas caóticas que não entregam a qualidade esperada e acabam prejudicando o andamento do trabalho.

Pensando em ajudá-lo a compreender melhor por que um bom sinal de wireless é fundamental para a sua empresa e como montar uma infraestrutura que realmente entregue essa qualidade, criamos este pequeno post. Boa leitura!

Papel do wireless corporativo

Por muito tempo, dentro das empresas, bastava contar com uma boa estrutura de pontos de rede para que todos os dispositivos pudessem estar conectados à internet.

Porém, com o surgimento dos dispositivos mobile, foi preciso uma reorganização, apostando em pontos de distribuição wireless para atender a essa nova demanda de conexão.

O grande problema é que muitas empresas não fizeram ao menos um planejamento sobre a implantação dessa tecnologia, apenas adquirindo roteadores wi-fi e realizando sua instalação no ambiente.

Dessa forma, a distribuição do sinal acaba prejudicada por uma série de fatores, como áreas de sombra e interferência de outros aparelhos, que, mesmo contanto com os melhores equipamentos, não geram resultado.

Em um primeiro momento, não havia uma necessidade tão grande, pois os dispositivos mobile eram utilizados apenas para lazer. Porém, hoje, muitos colaboradores já fazem um uso muito mais voltado ao trabalho.

Além disso, também temos o surgimento e a evolução da tecnologia de IoT (Internet das Coisas), no qual dispositivos autônomos podem utilizar a rede wireless para trocar informações coletadas no ambiente. Reunimos alguns pontos que tornam o wireless tão importante em uma empresa.

Aumenta a produtividade

Por estar ligado diretamente à mobilidade dentro da companhia, a utilização de um sinal de wireless de qualidade pode ser o responsável direto pelo aumento da produtividade.

Os colaboradores podem exercer suas atividades de qualquer ponto da empresa, sem estarem em um local fixo, melhorando a liberdade de ação e operação, o que acelera o processo de trabalho.

Melhora o acesso a dados

Com o passar do tempo e o aumento do número de colaboradores, a internet cabeada se torna um problema, pois é preciso sempre aumentar a infraestrutura, o que prejudica o acesso aos dados.

Já com o wireless, roteadores potentes podem aguentar muito mais conexões sem a necessidade de inserir novos equipamentos na infraestrutura ou inserir qualquer tipo de cabeamento.

Provê maior mobilidade

Por último, uma das maiores vantagens do wireless corporativo é, sem dúvida, a mobilidade que os colaboradores conquistam, podendo participar ativamente de qualquer operação em qualquer ambiente que estejam.

Particularidades na hora de montar a infraestrutura

Montar uma infraestrutura de qualidade não é uma tarefa simples, sendo preciso lidar com vários desafios e levar em consideração muitos pontos que influenciam negativa ou positivamente o sucesso de um projeto. Entre eles, podemos citar os seguintes.

Capacidade de conexão

O primeiro ponto a ser verificado é a capacidade de conexão que sua rede deve ter, uma vez que os equipamentos utilizados para criar a infraestrutura devem levar isso em consideração.

Uma estrutura wireless é escalável — o que quer dizer que, mesmo aumentando a demanda por conexão, basta trocar os equipamentos, que eles poderão lidar com esse aumento.

Porém, o ideal já é criar um projeto que abarque a demanda de conexão por um longo tempo, sem a necessidade de troca de equipamentos inicialmente para não onerar o projeto.

Velocidade

Existem dois pontos a serem considerados aqui: a velocidade de comunicação e a velocidade da internet, que está ligada ao pacote de dados que sua empresa contratou junto a uma distribuidora de sinal.

Falando apenas do wireless, os equipamentos devem estar todos configurados com a mesma velocidade de transmissão. Quanto mais rápido um dispositivo for, maior será a rapidez com que ele baixa e transmite arquivos, aproveitando melhor seu pacote de dados.

Tamanho do ambiente

Outro ponto fundamental na hora de planejar uma infraestrutura de rede wireless é o tamanho do ambiente em que os equipamentos serão instalados. Quanto mais distante um usuário estiver do roteador, pior será a recepção de sinal.

Dessa forma, a depender do ambiente em que se busca cobrir, é preciso utilizar-se de mais de um roteador, ou adquirir equipamentos com um maior alcance, que poderão cobrir todo o local com um sinal de qualidade.

Além disso, é importante realizar o levantamento das áreas de sombra e interferência, locais que, mesmo estando próximos do roteador, não têm um sinal adequado.

Isso pode acontecer por vários motivos, seja pela presença de equipamentos eletrônicos que emitem um sinal de interferência, seja pela presença de paredes muito grossas de concreto.

A solução pode ser optar por pontos fixos de rede cabeada ou utilizar roteadores menores de curto alcance diretamente no local, provendo a cobertura adequada de sinal.

Distribuição dos pontos de acesso

A distribuição dos pontos de acesso dentro do ambiente da empresa também é algo fundamental para o sucesso de uma estratégia de wireless corporativo, pois determinará o alcance do sinal dentro do local.

Para um melhor aproveitamento de todo o ambiente, é preciso realizar um mapeamento completo de toda a empresa, além da viabilidade de instalar o cabeamento que ligará os equipamentos com a rede.

Especificações do roteador

Por fim, temos de destacar a especificação dos roteadores a serem utilizados dentro da infraestrutura de wireless corporativo, que devem ser superiores aos aplicados em redes domésticas.

Isso porque, muitas vezes, eles terão de lidar com uma alta demanda de conexão, além da necessidade de transmitir sinais de qualidade com rapidez, como no caso de uma vídeo chamada.

Esses são apenas alguns dos pontos a serem considerados ao se pensar em uma infraestrutura de wireless corporativo, sendo que, na maioria dos casos, contratar uma empresa terceirizada, com profissionais especializados, pode ser a melhor opção para se evitar problemas.

A ETH conta com as melhores soluções para a sua organização, entregando qualidade e tecnologia de ponta a todos os seus clientes. Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!