Segundo Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro, no livro Planejamento Estratégico, planejar é um processo essencial dentro de qualquer organização, pois traça as diretrizes para o estabelecimento dos planos de ação que resultarão em vantagens competitivas valiosas para a empresa. Neste post, vamos conhecer mais sobre o planejamento estratégico de TI.

Esse processo identifica recursos potenciais, ataca as fraquezas e determina um conjunto de medidas integradas a serem implementadas, assegurando o sucesso dos mecanismos de produtividade estabelecidos.

O objetivo principal do planejamento estratégico é proporcionar a solidez organizacional necessária para as manobras que permitam que as empresas combatam as adversidades. Vamos conhecer algumas vantagens importantes de sua implementação. Confira!

Proporcionar análises embasadas

Se há um quesito especial em que o planejamento estratégico se destaca é na análise de pontos fortes e fragilizados de uma empresa. Principalmente, porque esses aspectos estão atrelados aos processos internos da organização e traçam o perfil da companhia.

Planejar estrategicamente significa, portanto, mapear e combater as forças e as fraquezas da organização. Os pontos mais fracos, inclusive, bloqueiam o aproveitamento de boas oportunidades de crescimento.

Elevar o nível de segurança

Quando falamos de tecnologia de informação, segurança nunca é demais. Afinal, um mero ciberataque pode sabotar todo o seu planejamento e trabalho duro.

Quando os gestores investem em segurança, elevam o seu conhecimento e controle sobre os dados cruciais da empresa. Isso é essencial para garantir que as informações mais valiosas da instituição estejam sempre a salvo.

Reduzir gastos

Ao aplicar os princípios do planejamento estratégico em sua empresa de TI, a companhia se torna mais eficaz no combate aos custos excessivos, alinhando as inovações tecnológicas com a busca por mais rendimento.

A automatização de processos repetitivos e desgastantes, que incrementa a estrutura de TI, também libera os colaboradores da instituição para trabalhos mais criativos e urgentes. Com uma quantidade maior de funcionários para alocar em outros setores, a empresa ganha em produtividade.

Favorecer a comunicação

Quando a instituição investe no planejamento estratégico, as ações entre os diferentes setores se tornam mais coordenadas. Afinal, os objetivos e valores da empresa se tornam mais transparentes com a comunicação mais direta.

Planejar investimentos

Como o planejamento estratégico trabalha efetivamente na identificação e combate às ameaças ao crescimento da produtividade nas instituições, o processo permite que a tomada de decisões sobre investimentos se torne mais simples.

Com a discussão mais frequente, a empresa pode direcionar seus recursos a equipamentos inovadores para incrementar seu poderio tecnológico.

Como pudemos ver no post, planejamento estratégico e tecnologia da informação podem formar uma dupla e tanto. Pensar estrategicamente pode ajudá-lo, por exemplo, a reduzir esforço humano improdutivo e direcioná-lo para outros objetivos.

O planejamento estratégico de TI permite aos gestores delinear um plano de ações mais efetivo. A abordagem pode ser mais defensiva, avaliando cenários, ou ofensiva, com a possibilidade de dirigir seus investimentos para elevar a capacidade de produção por meio de iniciativas de pesquisa e implementação de novas ferramentas.

Gostou do texto e quer se informar mais? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba as nossas atualizações em sua caixa de entrada.