Contato WhatsappPowered by Rock Convert

A Ubiquiti é um dos líderes de mercado na fabricação de Access Points Wi-Fi. O seu amplo portfólio conta com diferentes modelos para atender todos os perfis de negócio, sejam pequenas, médias ou grandes empresas.

Todos os novos UniFi Access Points (UAPs) são baseados no padrão 802.11ac, a tecnologia Wi-Fi mais recente. Seus aparelhos sustentam recursos avançados e têm múltiplas antenas (MMO) para oferecer desempenho e estabilidade na conexão.

Se você está farto de ouvir reclamações sobre problemas com o wireless corporativo, precisa conhecer as soluções dessa marca. Por isso, resolvemos compartilhar com os leitores do blog nossa relação com os produtos da Ubiquiti e os resultados obtidos com essa parceria. Confira!

Como funcionam os produtos e soluções da Ubiquiti?

As plataformas da Ubiquiti Networks: UniFi, AirMAX, AirFiber e AmpliFi combinam tecnologia, desempenho, preços competitivos e uma comunidade global, eliminando barreiras na conectividade wireless.

A empresa oferece produtos sem fio ao ar livre e outras soluções completas para a configuração de redes wireless indoor, outdoor e hotspots Wi-Fi.

O UniFi, por exemplo, é um sistema wireless inovador, de fácil implementação e gestão. O conjunto de produtos tem um design simples e discreto, o que permite que seja instalado em qualquer ambiente. Além disso, os pontos de acesso possuem suporte para a tecnologia MIMO 802n — o que possibilita taxas de transmissão na ordem de 300 a 1300 Mbps em um raio de cerca de 120 metros — e alimentação por meio do cabo de rede (Power Over Ethernet — POE).

Quais as principais características dos produtos e serviços da Ubiquiti?

Os equipamentos da Ubiquiti foram desenvolvidos para suportar grandes conexões simultâneas. Além da estabilidade, os Access Points da marca têm um custo-benefício muito bom em comparação com produtos similares no mercado.

A família Unifi da Ubiquiti consegue gerenciar uma grande demanda de conexões em ambientes populosos, como coworkings, eventos e festas, sem travar. Ou seja, não precisa reiniciar toda hora por falha no sinal ou caso um novo usuário não esteja conseguindo acessar a rede.

Além disso, todos os aparelhos são conectados a um software de gerência, o UniFi Controller, o que permite gerenciá-los de forma centralizada. Com isso, é possível instalar um aparelho no departamento de recursos humanos, outro no financeiro, na diretoria e mais um na sala de reuniões, por exemplo, e, por meio da controladora, gerenciar esses equipamentos, inclusive de forma remota.

Isso significa que o programa pode ser instalado em qualquer PC ou até mesmo na Nuvem, possibilitando controlar, configurar e monitorar facilmente todos os pontos de acesso integrantes do sistema de forma remota.

O software dá liberdade para que o utilizador carregue as plantas dos locais onde o sistema está implementado e, posteriormente, identifique as áreas em que estão instalados os pontos de acesso. Assim, também é possível atualizar o firmware desses pontos de acesso, ver estatísticas por meio de gráficos intuitivos, configurar alertas e eventos, além de monitorar detalhadamente o acesso de determinado utilizador.

Possibilita ainda criar uma única rede wireless para facilitar o roaming dos usuários, ou seja, o usuário irá andar por todo o ambiente, passando por todos os APs sem a necessidade de trocar de rede. Outro diferencial do Access Point da Ubiquiti é o aplicativo móbile desenvolvido pela empresa para dar suporte aos usuários de seus produtos.

Os equipamentos da marca operam com o sistema operacional Linux, baseado em Unix, isso o torna bem robusto. Ele é composto por um hardware, CPU, memória, chip e antenas de qualidade.

Banner meioPowered by Rock Convert

Tudo é pensado para que consiga transformar o meio de acesso ao Wi-Fi cada vez mais robusto e com muita qualidade.

Como a ETH TI utiliza as soluções Ubiquiti para projetos de WI-Fi corporativos eficientes?

A ETH TI possui certificação pela UBNT em Wi-Fi Corporativo nos produtos e soluções da Ubiquiti. A empresa tem larga experiência em projetos para o mercado empresarial e conta com especialistas que atuam tanto em pequenas propostas quanto programas industriais, isto é, centros de distribuição ou armazéns com sistema de controle de estoque WMS (Warehouse Management System).

Para isso, é feito um levantamento das necessidades de cada organização para apresentar uma solução verdadeiramente satisfatória.

O trabalho envolve:

  • exame do ambiente e das necessidades;
  • análise da conexão de internet existente e das operadoras disponíveis na região;
  • estudo da solução ideal, com os melhores equipamentos e sistemas;
  • medições e testes nos locais em que usuários irão se conectar à rede sem fio;
  • homologação e implantação;
  • acompanhamento técnico após a implementação.

No Centro de Engenharia Termofísica da UFSC, por exemplo, a ETH TI foi responsável pela reestruturação da rede Wi-Fi.

Para atender a demanda da instituição, foram instalados dez UAP-AC-LITE nas áreas com menor quantidade de pessoas, mais especificamente, nos laboratórios e nas salas administrativas, além de dois UAP-AC-PRO nos ambientes com maior concentração de pessoas (reunião e auditório).

Um roteador / firewall UniFI Security Gateway Pro (USG-PRO-4) foi utilizado para receber o link de Internet e viabilizar o monitoramento em tempo real do perfil de consumo de tráfego das conexões. Essa conexão do link da UFSC na porta WAN do USG-PRO-4 foi suficiente para o equipamento fazer automaticamente as configurações de compartilhamento da Internet (NAT) com as máquinas da rede interna (LAN).

Outra medida adotada no projeto da UFSC foi conectar todos os Access Points por um Switch UniFi PoE (US-16-150W) para que fossem alimentados por meio do próprio cabo de rede via PoE (Power over Ethenet), eliminando muito o volume de fontes no bracket onde ficam os ativos de rede, além de dispensar tomadas próximas aos pontos de acesso.

Antes da execução desse projeto pela ETH TI, já existia outra infraestrutura no local. No entanto, havia várias reclamações devido às áreas de sombra em vários pontos do prédio. Após a implementação da nova infraestrutura, o gerente de TI da UFSC, João Luis Bim Gomes, deu um depoimento demonstrando sua satisfação com a qualidade e estabilidade da rede Wi-Fi no local.

Vantagens das soluções Ubiquiti oferecidas pelos projetos da ETH TI?

O dispêndio em relação aos Access Points da UniFi é outro diferencial da marca. As soluções dos concorrentes possuem vários custos agregados, principalmente de licenças anuais por AP e em seus softwares de gerência.

Na concorrência também há maior complexidade sobre a necessidade de instalação de controladoras redundantes, com gastos exorbitantes.

Enquanto outros recursos costumam exigir alto investimento em treinamentos técnicos de certificações, que demandam muito tempo para aprender complexas linhas de comando, a solução UniFi da Ubiquiti oferece uma visão centralizada que permite a rápida gerência e configuração da rede por meio de uma interface web intuitiva, bastante fácil de ser operada por qualquer profissional da área de TI.

Essas são algumas das inúmeras vantagens das soluções Ubiquiti oferecidas pelos projetos da ETH TI.

Sabemos que você precisa de informações substanciais para tomar a melhor decisão quanto à rede wireless da sua empresa, então, recomendamos a leitura deste case de sucesso para ajudá-lo a ser bem-sucedido nessa tarefa.