Contato WhatsappPowered by Rock Convert

Por falta de conhecimento acerca do tema, muitas pessoas acabam acreditando em  mitos acerca do roteador de internet, culpando o aparelho por instabilidade ou velocidade baixa de conexão, mas nem tudo que se diz é verdade.

Em um mundo no qual o wi-fi é cada vez mais fundamental para o funcionamento das empresas, principalmente em se tratando de automação e otimização de processos, e a colaboração entre as pessoas, entender o que é verdade ou não sobre esse equipamento pode ajudar a criar uma infraestrutura melhor.

Neste post, reunimos algumas frases que costumamos ouvir por aí e que muitas vezes influenciam as nossas decisões, sendo que nem sempre o que é dito é verdadeiro. Confira!

“Não precisa trocar de roteador, basta realizar uma boa manutenção”

Verdade! A realidade é que muitos gestores e profissionais de TI acreditam que seus equipamentos têm um prazo de validade muito curto e que qualquer instabilidade já é motivo para trocar de aparelho.

Banner meioPowered by Rock Convert

A verdade é que muitas vezes, uma boa manutenção já pode resolver o problema, fora as vezes em que isso acontece por uma configuração malfeita já na sua instalação.

Caso você esteja enfrentando algum problema de velocidade ou instabilidade na rede, não pense em trocar os equipamentos em um primeiro momento, mas sim reconfigurá-los e realizar também uma manutenção.

“A velocidade é proporcional à frequência da rede”

Mito! Normalmente, a frequência nos roteadores modernos é de 2,4 e 5 GHz, uma unidade de medida que está ligada ao alcance do sinal, ou seja, interfere no quão longe do aparelho o acesso pode ser feito com qualidade.

Ou seja, a frequência de transmissão nada influencia na velocidade da internet, que estará ligada ao padrão fornecido pelo fornecedor contratado. Inclusive, o número menor, 2,4 GHz é a indicada para longas distâncias e com barreiras, indicando que nossa noção básica do que é maior ou melhor não se aplica nesse caso.

“Não é preciso atualizar o roteador se ele não apresenta falhas”

Mito! Muitas pessoas pensam desse jeito, utilizando a máxima do menor esforço. Afinal, por que perder tempo atualizando um aparelho que está em pleno funcionamento e não apresenta falha nenhuma?

Contudo, ao privar seu aparelho das atualizações, você também deixa de receber novas funções e medidas de segurança que podem proteger seus dados e informações de investidas de criminosos. Atualizar o roteador deve ser algo tão normal quanto outros aparelhos como smartphones.

“É preciso reiniciar o roteador de tempos em tempos”

Mito! Se o roteador for empresarial… mas Verdade se for feito para uso doméstico. Por mais simples que essa ideia possa parecer, ela pode sim resolver os seus problemas. Na realidade, conforme realizamos a navegação e diversos aparelhos conectam ao roteador ao mesmo tempo, é possível que ocorra uma sobrecarga de dados.

Isso faz com que o equipamento deixe de funcionar corretamente ou até mesmo obstrua a conexão com a internet. Ao reiniciar o roteador todos os dados presos se perdem e ele pode ser utilizado normalmente. Em empresas, pode-se até mesmo desligar o aparelho todas as noites, quando ninguém faz uso.

O roteador de internet é um equipamento essencial dentro de qualquer organização trazendo mobilidade e colaboração ao ambiente de trabalho. Porém, é preciso entender seu funcionamento para tirar proveito máximo de suas funções.

Temos conteúdos exclusivos para você em nossas redes sociais! Siga-nos agora mesmo no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter!