Contato WhatsappPowered by Rock Convert

Você já sabe o que é SNR e como isso pode afetar a rede WiFi da sua empresa? Já percebeu certas oscilações no sinal e uma queda de velocidade na conexão, mesmo usando roteadores de qualidade? Pois saiba que isso pode ser um problema relacionado com o Signal-to-Noise Ratio.

Caso você não tenha um setor de TI na sua empresa ou não conte com serviços de terceiros, o SNR pode ser um problema preocupante. Se você busca conhecer mais acerca dos problemas corriqueiros do TI, fique atento ao nosso artigo, pois mostraremos a você mais sobre esta questão tão importante para o funcionamento e a segurança da sua rede.

O que é o SNR?

O SNR é descrito como o ruído de fundo que interfere na propagação das ondas de sinal. Um ruído está presente em qualquer situação onde um sinal é transmitido. Estes ruídos podem ser causados por cabeamentos elétricos, máquinas, eletrodomésticos, motores, obstáculos físicos (paredes, móveis etc.), outros sinais wireless e até mesmo por lâmpadas fluorescentes.

Em alguns casos a interferência é tão desprezível que não há necessidade de preocupação mas, infelizmente, este não é o caso dos sinais WiFi. O SNR pode ser danoso para o funcionamento da rede e, em algumas situações, deixar sua empresa offline até que o problema seja resolvido.

Além de afetar a velocidade da conexão, pode também ser um problema para a segurança da sua rede e permitir que falhas e intrusos não sejam detectados ou reportados no tempo certo.

Banner meioPowered by Rock Convert

Como medir o SNR da minha rede?

Em redes corporativas de médio e grande porte é necessário utilizar algum programa como o NetSpot para monitorar e acessar os valores SNR de toda a rede. Ao empregar o NetSpot, você deve ficar atento às áreas cobertas pelo WiFi e seus valores.

Após obter os valores, tenha em mente que em relação ao SNR quanto maior, melhor. Os valores seguem alguns padrões de referência:

  • Acima de 41dB: excelente. Conexão muito rápida.
  • Entre 25dB a 40dB: muito bom. Conexão rápida.
  • Entre 16dB e 24dB: bom. Conexão nem muito rápida, nem muito lenta.
  • Entre 10dB e 15dB: ruim. Conexão lenta.
  • Abaixo de 9dB: muito ruim. Sem conexão.

Como reduzir o ruído?

Para reduzir o ruído e aumentar o valor SNR deve-se atentar bem a todas as etapas da implementação da sua rede. O planejamento deve ser cuidadoso para evitar que o cabeamento fique próximo a cabos de energia, máquinas, motores, lâmpadas e outros equipamentos wireless. Ao posicionar os roteadores devem ser considerados paredes, móveis, eletrodomésticos etc.

Investir no setor de TI também é uma ótima recomendação e ajudará a evitar esses problemas, pois, uma rede bem monitorada dificilmente apresentará alguma complicação. Caso seja do seu interesse, investir no outsourcing poderá garantir um ótimo custo x benefício para sua empresa e manter a segurança.

Suas dúvidas acerca da importância do SNR na gestão da sua empresa foram respondidas? Que ótimo! É isso que nós buscamos! E se você gostou do nosso artigo, então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais para que eles também conheçam sobre o SNR e sua relevância.