Contato WhatsappPowered by Rock Convert

Investir em uma rede WiFi é uma ótima estratégia para evitar problemas operacionais com a TI no galpão de estoque. Assim, é possível otimizar a comunicação interna e agilizar os processos, garantindo que a tecnologia seja realmente estratégica para a companhia. Para garantir isso, é preciso dominar algumas questões técnicas e saber como realizar a instalação.

Se quiser saber mais sobre como otimizar o uso da conexão para focar mais o negócio e manter tudo funcionando corretamente no dia a dia, acompanhe as dicas deste artigo.

A importância da rede WiFi

A rede Wireless, sem fio, é um padrão muito útil para as organizações atualmente. Afinal, ela elimina a necessidade de cabeamento e de uma infraestrutura complexa de equipamentos, ou seja, os dispositivos se conectam ao sinal sem cabos. Assim, é possível reduzir custos e obter soluções mais rápidas, a fim de garantir internet de qualidade em toda a companhia. 

No caso específico do galpão de estoque, o WiFi é ainda mais importante, uma vez que possibilita comunicação ágil entre os diversos pontos da companhia, o que favorece o aumento de produtividade.

O fluxo de informação mais rápido ajuda a eliminar gargalos operacionais e a assegurar que as demandas sejam supridas. Isso tudo é sinônimo de um funcionamento saudável da empresa e de lucro no fim do mês.

Flexibilidade 

Outra característica que demonstra a importância do WiFi é a flexibilidade e mobilidade que a tecnologia oferece. Com a rede funcionando corretamente, os colaboradores são capazes de acessar os sistemas a qualquer momento, em qualquer ponto do local, a fim de tomar decisões adequadas sobre o que devem fazer. Esse fator também influencia na qualidade dos resultados de cada funcionário.

Tudo é atualizado em tempo real, e os membros ficam sabendo disso. É possível, por exemplo, atualizar o sistema rapidamente com relação aos produtos retirados das prateleiras, garantindo que todos estejam conectados. Em suma: o sistema sem fio garante que a tecnologia seja o apoio do dinamismo de um galpão. 

Questões técnicas importantes

Embora seja muito importante, a rede sem fio enfrenta algumas barreiras no galpão de estoque. Afinal, esse tipo de ambiente é extremamente dinâmico e movimentado, com produtos saindo e entrando, equipamentos sendo deslocados de um ponto para outro e pessoas passando. A conexão Wireless é muito sensível a obstáculos. Por essa razão, precisa de um planejamento detalhado.

Caso isso não aconteça, a conexão pode sofrer com sinal insuficiente ou inexistente em determinados pontos, o que afeta as operações e prejudica a comunicação que mencionamos no tópico anterior. Em algumas situações, um projeto ruim ainda permite acesso não autorizado, em pontos não planejados. 

Testes e medições

Por essa razão, é fundamental atentar para algumas questões técnicas importantes antes da instalação. Para evitar as temidas áreas de sombra, por exemplo, a empresa deve realizar testes e medições de sinal a fim de verificar a necessidade em cada ponto e analisar os equipamentos que devem ser organizados de forma a supri-la.

Essas informações vão ajudar na decisão de onde colocar cada dispositivo e se é necessário utilizar uma ou mais redes. Para isso, é preciso conhecer bem o ambiente e saber todos os pontos que podem se tornar obstáculos. Também é interessante entender bastante as peculiaridades desse tipo de conexão, a fim de otimizá-la ao máximo. 

Um exemplo disso é a necessidade de utilizar a antena correta para cada caso. As antenas direcionais oferecem menor desempenho, mas também menos interferência. Ao passo que as omnidirecionais funcionam em 360 graus e irradiam sinal para todas as direções. É interessante conhecer ambas a fim de determinar qual a melhor alternativa. 

Banner meioPowered by Rock Convert

Vantagens de terceirizar o serviço de WiFi

Diante da necessidade de conhecer tantos aspectos técnicos, fica claro que a empresa terá uma grande responsabilidade. No entanto, para garantir que isso seja feito da melhor forma, ela pode contar com o apoio de especialistas no assunto e direcionar corretamente os investimentos e esforços. 

O know how de quem realmente trabalha com a área é fundamental. Essa questão ajuda a evitar transtornos nos projetos que contribuem com o atraso da instalação. Se você não deseja que as operações permaneçam interrompidas por muito tempo, é uma boa ideia considerar a contratação de uma companhia para terceirizar o serviço.

Caso um projeto de rede amador seja feito, o que é comum, a organização pode sofrer bastante no futuro. Mesmo que tudo funcione no começo, os problemas começarão a aparecer a partir de um ponto e contribuirão para que o negócio pare e seja prejudicado. Ademais, nos momentos de necessidade, não haverá um suporte confiável.

Experiência

Em contrapartida, com a ajuda de um especialista, sua companhia vai contar com a experiência de quem conhece os principais desafios e as soluções efetivas. O projeto será feito com cuidado e com atenção aos detalhes, a partir de um estudo das necessidades. Assim, os colaboradores não terão que lidar com dificuldades técnicas e operacionais frequentes e poderão focar no núcleo do negócio.

Os equipamentos certos serão escolhidos, o design adequado, com a consideração do layout do local e número de dispositivos e usuários. A equipe externa realizará um planejamento do sinal em cada ponto, a fim de otimizar a potência em todos eles e satisfazer as necessidades. Em casos de incidentes, é possível também contar com o suporte especializado, rápido e atencioso. 

Pontos para considerar ao contratar uma empresa especialista

Alguns pontos devem ser considerados antes da contratação de uma companhia parceira. Um deles é a qualidade do suporte e do atendimento. Eles estão sempre disponíveis para atender as demandas do TI? O atendimento é humanizado e de qualidade? A equipe é ágil para lidar com os problemas de sua empresa?

É importante pesquisar tudo isso e verificar a reputação da organização especializada. Assim, você conhece melhor as opções e pode avaliar se elas estão alinhadas às necessidades de sua organização e do galpão de estoque. 

Algumas ferramentas especiais são interessantes, como o backup remoto e os dashboards personalizados. O backup, a cópia de segurança, é importante para oferecer proteção aos arquivos da empresa e evitar perdas de dados em caso de incidentes. Já os dashboards ajudam na análise centralizada das informações de rede, o que agiliza a comunicação e tomada de decisão.

Nesse sentido, a ETH TI se destaca por fornecer as soluções necessárias para projetos, independentemente de sua extensão. A companhia possui uma parceria com a Ubiquity Networks e utiliza recursos UniFi, a fim de garantir uma infraestrutura padronizada e gerenciada de maneira centralizada. Além disso, a empresa também utiliza serviços em nuvem para facilitar a gerência dos equipamentos e permitir acesso a qualquer lugar, em qualquer momento. 

Um exemplo disso é este case de sucesso em que a ETH TI desenvolveu um projeto de infraestrutura de rede da sede da Wega Motors, com a cobertura WiFi dos galpões do centro distribuidor. O CD é composto por 12.000m².

As conexões sem fio são ótimas ferramentas para auxiliar no dia a dia em um galpão de armazenamento. Afinal, é possível se preocupar menos com cabeamento e com aparatos físicos, o que ajuda a reduzir custos e problemas. No entanto, esse padrão tem as próprias particularidades, e a instalação precisa ser bem planejada.

Um bom planejamento é justamente um dos benefícios de contar com uma companhia especializada, como a ETH TI, uma empresa que supre bem as necessidades citadas nesse último tópico, oferecendo ferramentas especiais e garantindo resultados otimizados e personalizados. 

Agora que você já aprendeu bastante sobre rede WiFi, entre em contato com a ETH TI e conheça nossas soluções.