Virtualização é um termo bastante mencionado nas rodas de conversa sobre tecnologia. Manter-se atualizado com as novas tendências digitais é uma forma de garantir a posição da sua empresa no mercado.
Ficou interessado no assunto? Então, confira os principais benefícios que a virtualização pode trazer para a sua empresa. Antes, entenda melhor do que se trata. Venha comigo!
Explicando melhor a virtualização
Trata-se de uma plataforma que permite a simulação de sistemas, equipamentos físicos, redes e dispositivos de armazenamento em uma infraestrutura tecnológica pré-configurada. Em uma economia cada vez mais dinâmica, possuir uma TI ágil é um diferencial competitivo.
A palavra virtualização significa criar a versão virtual de alguma coisa, por exemplo, virtualizar o sistema operacional Linux na sua empresa é o mesmo que utilizar um programa para que a CPU de um servidor predefinido execute várias aplicações simultaneamente.
Rápida recuperação
É fato que qualquer CPD está sujeito a diversos imprevistos técnicos e operacionais. Sendo assim, uma infraestrutura de redes virtualizada permitirá que a sua empresa se recupere rapidamente em caso de eventuais desastres. A resolução tempestiva desses problemas garante a continuidade do seu negócio e pode evitar muitos prejuízos financeiros.
Ainda, o parque tecnológico de uma empresa requer vários servidores pré-configurados e preparados para situações de contingência. Trata-se de um processo de instalação complexo e que pode exigir bastante tempo dos técnicos. Uma solução virtualizada permitirá que as aplicações do seu negócio sejam provisionadas com muito mais segurança e recuperabilidade.
Operacionalidade constante
O intuito da virtualização é permitir que os sistemas corporativos estejam sempre em operação. Para tanto, é necessário uma equipe técnica capacitada, que consiga configurar e organizar os servidores físicos e virtuais da sua empresa. Logo, reduzir esses custos tecnológicos viabiliza a operacionalidade contínua do seu negócio.
As soluções virtualizadas permitem a execução simultânea de vários programas, aplicações, serviços e sistemas operacionais no mesmo dispositivo físico. Tratam-se de ativos com valor estratégico, pois facilitam a gestão de TI, diminuem os gargalos técnicos e ainda aumentam a produtividade.
O mercado está cada vez mais dinâmico e isso requer soluções de TI com alta disponibilidade. Uma infraestrutura virtualizada permitirá que seu negócio esteja sempre disponível para seus principais clientes.
Economia de energia
A virtualização de servidores otimiza a infraestrutura tecnológica como um todo, visto que exige menos equipamentos físicos e, com isso, reduz os gastos com energia. Melhorar os custos operacionais é uma vantagem competitiva para o seu negócio.
As empresas com infraestruturas virtualizadas geram racionalização, pois não precisam de grandes salas para armazenar os seus dispositivos e servidores físicos. Em termos práticos, consegue-se mais espaço livre e energia para os processos mais críticos e prioritários.
Quanto menos equipamentos, menores os gastos com energia, uma vez que infraestruturas físicas tradicionais requerem refrigeração constante e isso aumenta consideravelmente a conta de luz da sua empresa.
Vale a pena conhecer as vantagens que a virtualização pode oferecer para o seu negócio.
Gostou do artigo? Então, siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades sobre tecnologia. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter!