Contato WhatsappPowered by Rock Convert

A organização de eventos é uma tarefa que exige atenção. Afinal, são muitos detalhes que precisam ser observados — lista com os palestrantes convidados, criação de credenciais dos participantes, definição do conteúdo a ser apresentado, estipulação de datas e horários etc.

Nesse contexto, também é importante mencionar a importância de investir em uma boa rede wifi para grandes eventos. Trata-se de uma funcionalidade que vem ganhando cada vez mais importância dentro da nossa sociedade. Isso porque a maioria das pessoas vive conectada.

Todos esses elementos contribuem para agregar valor e são essenciais para tornar o momento interessante. Pensando nisso, vamos abordar algumas dicas que você precisa observar para não enfrentar problemas com o wifi para grandes eventos. Acompanhe!

Quais são os problemas que uma rede wifi ineficaz pode trazer?

A rede wifi de má qualidade pode prejudicar o andamento do evento, desestimular os palestrantes e não atrair tanto o interesse do público. Confira os principais obstáculos que contribuem para essa situação crítica.

Conexão lenta

A conexão lenta acaba com a paciência de qualquer pessoa, não é? Esse problema pode ser causado por diversos fatores, como:

  • muitos acessos simultâneos à rede;
  • roteador em posição inapropriada;
  • modem ruim e de baixa qualidade;
  • envio de dados inferior ao que foi contratado.

Cobertura ineficaz

As operadoras de internet de banda larga podem não oferecer uma cobertura 100% eficiente dependendo da localização do evento, principalmente em locais cobertos ou em cidades mais afastadas.

Queda do sinal

A interrupção constante do sinal de internet durante o evento é outro problema irritante que acaba causando a diminuição da qualidade da apresentação das atividades.

Banner meioPowered by Rock Convert

O que avaliar na hora de escolher um wifi para grandes eventos?

Confira os principais pontos aos quais o gestor e organizador de eventos precisa se atentar para evitar problemas no wifi.

Velocidade total do pacote

É importante que a velocidade da internet seja capaz de atender a um grande número de acessos de usuários de forma simultânea. O ideal é ter, pelo menos, 10 MB para cada 100 pessoas presentes no evento. Assim, as chances de problemas com conexão lenta são bem pequenas. Além disso, o recomendado é que a conexão wifi esteja preparada para servir uma média de 2,5 dispositivos móveis por usuário.

Configuração da rede

A configuração de diferentes redes e o controle da banda para usos distintos são essenciais para manter a organização do evento e evitar limitações no acesso. Além disso, uma boa ideia é controlar o limite do tráfego de cada usuário para evitar que eles ocupem de forma excessiva a velocidade de banda disponível.

Número de roteadores e repetidores de sinal

O roteador tem a função de intermediar os dados, ou seja, enviar a receber a transmissão de dados. Além disso, ele procura as melhores rotas para conseguir enviá-los e recebê-los da maneira mais eficiente e ágil possível. Assim, ele acaba dando prioridade aos aparelhos mais próximos e redes menos congestionadas.

Localização estratégica de roteadores

Colocar o roteador em uma posição estratégia otimiza a conexão. Afinal, a localização desse aparelho é essencial para estabelecer a distância e a força que serão alcançadas pela onda de rádio nos ambientes. Nesse sentido, o ideal é instalar o equipamento em um local central, alto e que esteja longe de outros eletrônicos e obstáculos, como paredes e janelas.

Contratar uma empresa experiente e com boas referências no mercado para prestar serviços de wifi para grandes eventos é a melhor maneira de evitar imprevistos e diminuir a sobrecarga que recai sobre a pessoa responsável pela organização do evento.

Quer conhecer mais sobre o universo virtual? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre assuntos envolvendo gestão, infraestrutura, internet corporativa e segurança de redes!